14 de dezembro de 2012

Nossa Vida

“Situação Mundial”
  Cientistas do Plano das Nações Unidas para o Meio Ambiente calculam que existem entre 10 e100 milhões de espécies de seres vivos no planeta, hoje, somente 1,4 milhão é conhecido, e 25% estão ameaçados de extinção.
Todo dia, no mundo inteiro desaparecem mais de trezentas espécies animais e vegetal devido á destruição de seus hábitats. Ó Brasil e um dos países com maior nível de biodiversidade do planeta. Infelizmente, vários fatores têm contribuído para a destruição de grandes áreas dos ecossistemas mais ricos do pais: Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. Entre as atividades que ameaçam esses ecossistemas, estão a agricultura e a pecuária, a extração de madeira, a mineração e a indústria poluem. Em 1990, o IBAMA compilou uma lista de animais em extinção no Brasil. A maioria das espécies é Oriunda de Amazônia, da Mata Atlântica e do Pantanal. Entre elas estão: 57 mamíferos, 108 aves, 9 répteis e 32 invertebrados.

Poluição e contaminação ambiental
  De que maneira um material lançado no ar pode vir a poluir a água e o solo? Que agentes causadores de doenças podem ser transmitidos por água e solo contaminados?
Estudos e o controle da qualidade ambiental são complexos e cada vez mais exige a participação de todas as pessoas.

Contra as pragas agrícolas
Os defensivos agrícolas, popularmente conhecidos como agrotóxicos, são substâncias químicas utilizadas na agricultura para extermina organismos que podem prejudicar as plantações. Os mais comumente utilizados são os inseticidas (contra os insetos), como os formicidas (contra formigas) e os larvicidas (contra larvas). Há também os herbicidas (contra as ervas daninhas), os fungicidas (contra fungos) e outros ainda mais específicos. Atualmente, sem o uso de tais substâncias, a produção de alimentos diminuiria muito.         

A transmissão de doenças por água ou por solo contaminado       
     Manter a higiene pessoal e do ambiente, lavar bem as mãos antes das refeições e após utilizar o banheiro, não levar as mãos sujas á boca, não despejar dejetos de vasos sanitários diretamente em riachos, rios ou lagoas-depende da ação pessoal de cada cidadão Além disso, é preciso cuidar da qualidade dos alimentos consumidos frescos-lavar bem com água limpa verduras, frutas e legumes. Fazendo isso, protege-se a saúde e se favorece a manutenção de um ambiente livre de agentes patogênicos.

Amebíase e giase
     A entameba e a giárdia são seres vivos microscópicos-não visíveis a olho nu
-que estão no intestino de muitas espécies de mamíferos, inclusive o ser humano e de animais domésticos. As fezes das pessoas e dos animais infectados por eles podem contaminar o solo e a água.

Um Faz A Diferença
     Não custa nada deixar de jogar lixo na rua recicla papéis, plásticos, vidros, metais comida, eletrônica, etc. Quando um ser humano jogar lixo na rua ou coloca asfalto pode provoca alagamentos e transmiti muitas doenças.

A importância das nossas florestas
     As nossas florestas Brasileiras abrigam em números espécie de animais, várias espécie de arvores, insetos, etc. Muitas empresas e pessoas destroem as florestas para construí prédios, casas, etc. por conta disso muitos animais acabam invadindo as áreas urbanas e acabam morrendo. “Muitas pessoas caçam animais para vender, e fora do seu habitat natural acabam morrendo e acabam e extinção como os: macacos pregos, araras azuis, etc.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário